Samae lança Operação Verão Seguro no dia 12 de dezembro Ação reforça conscientização sobre riscos em represas e coíbe práticas proibidas
Por Administrador
Publicado em 24/11/2025 10:04
Novidades

Com foco na segurança da população e na proteção ambiental das represas de Caxias do Sul, o Samae lança, no próximo dia 12 de dezembro, a 19ª edição da Operação Verão Seguro. O evento acontecerá no quartel do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM). Pelo terceiro verão consecutivo, o município não registra mortes por afogamento, e a expectativa é manter esse índice. Nesta temporada, o uso de barcos e drones ampliará a capacidade de monitoramento da operação, realizada em parceria com a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Patrulha Ambiental da Brigada Militar.

A definição da data e dos detalhes operacionais ocorreu em reunião realizada nesta sexta-feira (21/11), na sede do Samae, com representantes de todas as instituições envolvidas. O lançamento ocorrerá em conjunto com a Operação Verão Rota do Sol. Na ocasião, o diretor-presidente do Samae, João Uez, anunciou a doação de um barco motorizado à Guarda Municipal para reforçar as ações de fiscalização.

A Operação Verão Seguro reforça os alertas sobre os riscos de nadar em represas, onde águas aparentemente calmas podem esconder grandes profundidades e objetos submersos, como galhos e rochas. A iniciativa também intensifica a fiscalização de atividades proibidas nesses locais, como caça e pesca.

Na edição anterior, 946 pessoas foram abordadas nas áreas de represas e houve três apreensões relacionadas à pesca irregular. Denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
Guarda Municipal: 153
Corpo de Bombeiros: 193
Central de Atendimento do Samae: 115 e 0800 772 8600

 

A reunião desta sexta-feira contou com a presença do capitão Patrick Dipp da Silva (5º BBM); do coordenador da Patrulha Ambiental da GM, Franky Maikon Dall’Onder; do diretor da GM, César Leandro Soares; do gerente operacional da GM, Ricardo Borges Maciel; do sargento Mauricio da Silva Cruz, da Patram/Brigada Militar; e do assessor de relações institucionais do Samae, Jorge.

Comentários